José Nagib Cotrim Árabe

  • 2015 - 2017
  • /
  • 1991 - 1992

A disciplina de Programação de Computadores é ministrada nos primeiros semestres do curso de Engenharia Elétrica. Foi ela que, em 1973, despertou o interesse de José Nagib Cotrim Árabe para a área da Computação. No semestre seguinte, o jovem estudante já estava se candidatando a uma vaga de estagiário no Centro de Computação (Cecom) e, logo depois, sendo monitor daquela disciplina. Após o término da graduação, foi então contratado como programador do Cecom. No ano seguinte à formatura, Nagib Cotrim Árabe inicia o Mestrado em Ciência da Computação, em 1978. Em 1979, é contratado como professor substituto da Universidade, proferindo sua primeira aula no Departamento de Ciência da Computação em março daquele ano.

Seguindo o escalonamento de saídas para qualificação do corpo docente, conforme elaborado durante a Chefia de Wilson de Pádua, Nagib Cotrim Árabe vai, em 1982, para a Universidade da Califórnia em Los Angeles, cursar o Doutorado em Ciência da Computação. Ao retornar, foi coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), sendo eleito Chefe de Departamento logo após o fim dos dois mandatos que exerceu. Em seguida, é convidado pela então Reitora da UFMG, Vanessa Guimarães Pinto, para ser Pró-Reitor de Administração, a partir de 1992.

Durante o período que esteve na Chefia de Departamento, no início da década de 1990, o Doutorado tinha apenas poucos meses de criação, tornando a adequada implantação do curso uma das principais preocupações da gestão, além da manutenção da boa avaliação que o Mestrado já possuía. Além disso, aqueles anos também foram marcados pela elaboração do projeto do novo prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), para onde o DCC seria transferido anos depois, junto com os Departamentos de Matemática e de Estatística. Em meio ao quadro de expansão da internet, naquele momento o DCC optou por estar a frente deste processo em Minas Gerais, criando o Centro de Recursos Computacionais (CRC).

Vinte e três anos após o fim da primeira gestão que exercia à frente do DCC, Nagib Cotrim Árabe volta ao cargo em 2015, sendo o atual Chefe de Departamento. Durante esta gestão, o DCC assinou o Termo de Cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com duração de seis anos e a expectativa de desenvolvimento de pesquisas em cooperação com a indústria, impactando na formação dos alunos do Departamento. No que tange ao quadro de professores, na década de 1990 o DCC possuía cerca de 35 docentes. Com a ampliação proveniente do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Departamento chega a 60 professores, número que deve aumentar para 65 ainda em 2016. Com o crescimento, se fez necessária a realocação do Departamento em um espaço mais amplo. Em 2015 foram inauguradas as novas instalações do DCC, localizadas no Anexo U do ICEx.

Também no ano de 2015 foi dado início à comemoração dos 40 anos de atuação do DCC. Ao longo deste ano foram realizados eventos comemorativos diversos, tais como a primeira hackathon do DCC, um concurso de vídeo, diversos painéis e outras atividades, buscando envolver toda a comunidade, culminando com a realização de uma grande solenidade entre os dias 5 e 7 de dezembro. Nestes 40 anos, o Departamento vem desempenhando um papel de referência para a área e mesmo para outros departamentos de Computação espalhados pelo país, formando recursos humanos de alta qualidade e prezando pelo caráter éticos dos profissionais.

Desde a década de 1970, Nagib Cotrim Árabe foi, ainda, Sub-Chefe do Departamento de Ciência da Computação, Membro da Câmara de Graduação, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Coordenador Científico do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD), Presidente da Câmara de Graduação da UFMG, Diretor Executivo de Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Pró-Reitor de Graduação e Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento.