LabSoft

Laboratório de Engenharia de Software

Entrevista:

Professor Dr. Eduardo Magno Lages Figueiredo

No ano de 2012, começaram os planejamentos para a criação do Laboratório de Engenharia de Software (LabSoft) do Departamento de Ciência da Computação (DCC). Os professores Eduardo Magno Lages Figueiredo, Marco Túlio de Oliveira Valente, Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende e Clarindo Isaias Pereira da Silva e Pádua organizaram tudo: criaram a página eletrônica e uma conta de e-mail, cadastraram um grupo de Pesquisa na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e providenciaram todos os documentos necessários. Entraram com o pedido logo no início de 2013. Então veio a surpresa: o laboratório já havia sido criado há mais de 20 anos, mas ninguém sabia da sua existência! Os professores, então, designaram um novo coordenador, o professor Eduardo Figueiredo, e deram início, definitivamente, aos trabalhos do LabSoft. Hoje o laboratório conta com mais de 30 pesquisadores, entre professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado.

A Engenharia de Software é uma área representativa dentro do DCC, de forma que sempre existiram professores desenvolvendo atividades relacionadas. Um exemplo é o professor Wilson de Pádua Paula Filho, um dos fundadores do departamento. A criação do laboratório aproximou os professores que já trabalhavam na área e deu a oportunidade de os alunos trabalharem em um mesmo ambiente. Depois de sua instalação efetiva, o LabSoft vem trilhando uma caminhada de reconhecimento, ganhando prêmios nacionais e internacionais com as pesquisas desenvolvidas.

Atualmente o LabSoft tem como foco de trabalho investigações que tratam de especificação, construção, manutenção, evolução, reutilização e validação de sistemas de software. A reutilização de software é uma das principais linhas de pesquisa dentro do laboratório hoje. Os pesquisadores trabalham em técnicas de apoio ao desenvolvimento de sistemas que sejam genéricos o suficiente para serem utilizados em mais de um contexto, de forma eficiente. Outra linha de pesquisa é qualidade de software, ligada à arquitetura de software. Além disso, os pesquisadores também trabalham com a ligação entre educação e engenharia de software e com a modelagem de processos.

No ano de 2015, os pesquisadores do LabSoft organizaram o Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), que inclui o principal evento nacional em Engenharia de Software. Na ocasião, os integrantes do laboratório puderam dar visibilidade à estrutura da qual dispõem no DCC. O congresso foi realizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A oportunidade foi vista pelos organizadores como um momento importante para promover o diálogo entre pesquisadores da área em Belo Horizonte. O LabSoft realiza pesquisas em parceria com as seguintes instituições: Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carnegie Mellon University (Estados Unidos da América) e Lancaster University (Inglaterra), dentre outras.

Uma das áreas que vem ganhando destaque dentro do laboratório é a pesquisa sobre técnicas de ensino de Engenharia de Software. O ensino a distância vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado desde 2012, quando o curso de Engenharia de Software foi disponibilizado em uma plataforma do tipo Massive Open Online Course (MOOC) . O projeto teve início a partir do curso presencial de Engenharia de Software I, ofertado pelo DCC a alunos de graduação. O projeto vem atendendo a duas demandas: ao mesmo tempo em que os alunos têm acesso ao conteúdo online, os pesquisadores utilizam os dados coletados a partir do curso como forma de investigar e aperfeiçoar o ensino a distância na área. Os jogos educacionais são uma outra vertente de pesquisa, dentro da área de educação, em crescente desenvolvimento no laboratório.

Coordenação

  • Eduardo Figueiredo

Professores

  • Clarindo Pádua
  • Marco Túlio Valente
  • Rodolfo Resende

Equipe