Alberto Henrique Frade Laender
- 2004 - 2006
Nos primeiros anos da década de 1970, Alberto Henrique Frade Laender era aluno de graduação em Física e fez um curso de Linguagens de Programação no Centro de Computação (Cecom), primeiros contatos com a área. Em seguida, cursou a disciplina de Programação de Computadores, ministrada pelo professor Ivan Moura Campos no Instituto de Ciência Exatas (ICEx). No terceiro ano de curso ele decide mudar para Engenharia Elétrica. As experiências levaram Alberto Laender a seguir carreira na área da Computação, cursando Mestrado e Doutorado nos anos seguintes. Quando ele dá início às atividades de docência na Universidade, em 1975, o Departamento ainda não existia, estando mais ligado às atividades que se desenvolviam no âmbito do Cecom.
Desde o início de sua carreira, Alberto Laender vem se preocupando em mostrar para os alunos e novos pesquisadores o trabalho que está por trás das tecnologias que possuímos em nosso poder. Os cartões perfurados, por exemplo, utilizados no início de sua carreira em programação, são comumente lembrados e apresentados aos novos programadores. Há quarenta anos, o resultado de um processo poderia levar cerca de 24 horas, fazendo com que os programadores fossem mais cuidadosos.
Uma das principais preocupações daquela gestão foi o incentivo a que as tecnologias criadas no ambiente acadêmico não ficassem restritas às paredes da Universidade. Vindo de um amplo histórico de pesquisas realizadas em colaboração com empresas mistas, o DCC dá início à busca por parcerias com empresas privadas, fazendo chegar os resultados à sociedade. Nesta fase, há uma redução dos chamados grandes projetos, com duração de cinco ou dez anos, por questões do mercado. Atualmente, com o credenciamento do DCC como Unidade Embrapii, a tendência é que o Departamento volte a participar de projetos de grande porte com a indústria. Este tipo de iniciativa, perseguida nos últimos 40 anos, é importante para dar aos alunos a vivência da área, tornando-os profissionais mais bem preparados para enfrentar o mercado.
Em 2004 foi criado o Bacharelado em Sistemas de Informação, um curso vespertino que visava atender estudantes que não tinham disponibilidade para estar durante o período diurno na Universidade. No ano seguinte, 2005, é regulamentada a Lei da Inovação, institucionalizando as relações entre Universidades e empresas, o que beneficia o DCC, baseado nas diversas experiências do tipo que aqui já tiveram espaço. Alberto Laender fez parte da equipe de criação do todobr, máquina de busca vinculada à Akwan Information Technologies, empresa adquirida pela Google em 2005, bem como é um dos fundadores da Zunnit Technologies.