Ivan Moura Campos
- 1981 - 1983
Ivan Moura Campos deu início ao curso de Engenharia Mecânica em 1963, ainda durante o governo de João Goulart e trabalhando como vigilante do Banco do Brasil no período noturno. Quando a Escola de Engenharia adquiriu o seu primeiro computador, um IBM-1130, ele foi monitor, sendo uma das primeiras pessoas da Universidade e do estado de Minas Gerais a aprender a programar. O equipamento era utilizado para resolver questões administrativas, científicas e de engenharia. Para aquele jovem, o computador se mostrou algo interessante, irresistível, o início de uma carreira voltada para a área da computação.
As incursões práticas pelo campo começaram atreladas ao automobilismo: programando de motores de caminhão aos de kart, levou uma equipe de mineiros a vencer uma edição do Campeonato Brasileiro de Kart na década de 1960. Logo em seguida, é contratado como professor pela Universidade Federal de Minas Gerais, dando início à docência no curso de Engenharia Mecânica, sendo transferido para o Departamento de Matemática anos depois. Em 1970, dá início ao curso de Mestrado em Informática, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Ao voltar do Mestrado, ajuda a introduzir a disciplina Programação de Computadores nos currículos das Engenharias, em parceria com Antônio Mendes, então diretor do Centro de Computação (Cecom), e Frederico Magalhães Gomes, entre outros professores. A mudança foi significativa para a história da Computação na UFMG, o que culminou, em 1972, na criação do Departamento de Ciência da Computação e Estatística (DCCE). Na mesma época, em 1971, Ivan Moura Campos vai à Argentina, a fim de participar de um congresso, e lá conhece o também mineiro Wilson de Pádua Paula Filho, jovem pesquisador que então convidaria para fazer parte do grupo de professores da UFMG, convite aceito no ano seguinte.
Entre 1973 e 1977, Ivan Moura Campos esteve afastado da UFMG para cursar o Doutorado. Ao retornar, encontra o Departamento de Ciência da Computação (DCC) já estruturado, com laboratórios, projetos de pesquisa, financiamentos e linhas de pesquisa: trabalho articulado pelo primeiro Chefe de Departamento, Wilson de Pádua Paula Filho. Os primeiros anos de funcionamento do DCC foram definidores de sua personalidade, fazendo-o caminhar fortemente entre a pesquisa e a extensão.
Em 1981, após uma sucessão de duas Chefia de Departamento realizadas por Wilson de Pádua, Ivan Moura Campos assume o cargo, em um momento em que o curso de Mestrado ainda era insipiente, havia poucos Doutores como professores do Departamento e o principal objetivo do DCC era estabelecer um ambiente de respeitabilidade aos formandos, no mercado de trabalho. A gestão centrou-se, principalmente, na formação de qualidade para os discentes.
Durante sua carreira, Ivan Moura Campos foi, além de Professor Titular do DCC e Chefe de Departamento, Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFMG, Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Diretor de Programas Especiais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretário de Política de Informática do então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, Coordenador do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e membro eleito pela América Latina e Caribe para o Conselho de Diretores da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN). Ivan Moura Campos também foi um dos fundadores da Akwan Information Technologies e da Hekima.