Mario Fernando Montenegro Campos
- 2013 - 2015
Ainda durante a década de 1970, Mário Fernando Montenegro Campos realizou o curso técnico em Eletroeletrônica na então chamada Escola Técnica Federal de Minas Gerais (atual Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Cinco anos depois, terminou a graduação em Engenharia Civil. Seu percurso acadêmico o levou a dar início ao Mestrado em Ciência da Computação no ano seguinte, 1981, e ao Mestrado em Computer And Information Sciences na Universidade da Pensilvânia, em 1985. Em 1992 ele se tornava Doutor em Computer and Information Sciences pela mesma Universidade.
Antes de chegar à docência na Universidade Federal de Minas Gerais, Mário Campos foi técnico em eletrônica, programador e analista de sistemas da UFMG. Em 1982 tem início sua carreira docente. No ano de 2013, foi eleito Chefe de Departamento. Durante o período de gestão, o DCC assistia à expansão proporcionada pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Em poucos anos, o corpo docente dobrou, trazendo jovens pesquisadores para o quadro do DCC. Um dos principais objetivos da gestão foi a manutenção do ‘espírito de corpo’ do Departamento: os novos professores estavam tendo a oportunidade de aprender com a experiência dos professores e pesquisadores que o edificaram.
Entre os anos de 2013 e 2015 estavam sendo realizadas as obras do Anexo U do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), para onde o Departamento seria transferido em função do crescimento vivenciado nos últimos anos. Durante o período de Chefia ainda foram realizados os primeiros estudos para a candidatura do Departamento de Ciência da Computação a uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), fato consolidado em 2016.
O segundo mandato de Mário Campos à frente do Departamento de Ciência da Computação foi interrompido no início de 2015 em função de convite realizado pelo reitor, Jaime Arturo Ramírez, para assumir a Pró-Reitoria de Administração desta Universidade. O professor também é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, já tendo sido membro do Conselho Curador da Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) e coordenador executivo da Rede Internet Minas, primeira rede acadêmica do Estado, entre 1995 e 2001.