Wilson de Pádua Paula Filho
- 1977 - 1979
- /
- 1979 - 1981
- /
- 1983 - 1985
- /
- 1985 - 1987
Wilson de Pádua Paula Filho possui graduação em Engenharia Mecânica (1964-1968), com Mestrado (1969-1971) e Doutorado em Engenharia Elétrica (1972-1975). O primeiro contato com a Computação aconteceu em 1965, quando, ainda durante a graduação realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), começou a trabalhar em um computador IBM1620. Dali surgiria o interesse pela área. No início do ano de 1971, ele conhece o professor Ivan Moura Campos em um curso que ambos realizavam na Argentina. Naquela época, Ivan Moura Campos já trabalhava na UFMG e o convidou para fazer parte do grupo que ali se concentrava. Com a conclusão do Mestrado, Wilson de Pádua aceita o convite e muda para Belo Horizonte em 1972, começando a trabalhar no Centro de Computação (Cecom) da Universidade, onde se formava uma Divisão de Tecnologia, agregando parte dos professores que viriam a fazer parte do Departamento de Ciência da Computação (DCC) anos mais tarde.
Ainda em 1972 ocorre o desmembramento do Departamento de Matemática, ao qual o professor Wilson de Pádua estava ligado. Foi então criado o Departamento de Ciência da Computação e Estatística (DCCE), congregando cerca de 20 professores e dando relevo à área da Computação. No ano seguinte foi instalado na UFMG o curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, coordenado por Nivio Ziviani, o qual, em 1978, daria origem ao Bacharelado em Ciência da Computação (BCC). O curso, anteriormente de dois anos, passa a ser realizado em quatro, dando uma formação mais abrangente aos alunos e propiciando a pesquisa científica. O curso é considerado um dos precursores do DCC.
Nos primeiros anos da década de 1970 teve início o projeto de um ‘computador nacional’, envolvendo várias instituições brasileiras, do qual participou Wilson de Pádua. Na UFMG foi construído um Terminal Gráfico de Varredura (TIGRE), conservado até hoje no acervo do Núcleo de Memória do DCC. O projeto envolveu professores e alunos de graduação e pós-graduação, tendo diversas dissertações de mestrado desenvolvidas sobre ele. A construção do TIGRE é um marco na história do Departamento.
Em 1976, a partir de um novo desmembramento, é criando o Departamento de Ciência da Computação. Naquele momento o DCC já possuía um curso de pós-graduação, em nível de mestrado, o curso de Processamento de Dados e alguns cursos de extensão. O professor Wilson de Pádua foi o primeiro Chefe de Departamento do DCC, em um momento em que nenhum dos professores que compunham o quadro do Departamento possuía o título de Doutor. Uma das principais iniciativas das primeiras gestões foi a criação de um plano para qualificação dos professores ligados ao DCC. Em determinados momentos, o Departamento chegou a ter mais de um professor afastado para doutoramento.