LabCS+X
Laboratório de Computação Interdisciplinar
Entrevista:
Professor Dr. Clodoveu Augusto Davis Junior
A Computação não é uma área completamente fechada, hermética, ela exige uma conexão interdisciplinar com as outras áreas do conhecimento, visando o aperfeiçoamento da própria área da Computação e das ferramentas por ela desenvolvidas. Este é o foco que guia os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Computação Interdisciplinar, o Lab CS+X, criado em 2015 pelo professor Clodoveu Augusto Davis Junior. A sigla que define o laboratório faz referência à abrangência com a qual os pesquisadores trabalham: Computer Science mais qualquer coisa, onde o ‘X’ varia de um a ‘n’.
O Lab CS+X vem trabalhando com projetos que envolvam geoinformática, bancos de dados geográficos, infraestrutura de dados espaciais e as aplicações destas esferas do conhecimento em múltiplas áreas de interesse. As atividades desenvolvidas visam à interação com os mais variados departamentos e cursos. Há parcerias desenvolvidas, por exemplo, com a Escola de Arquitetura e com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), ambos ligados à Universidade Federal de Minas Gerais, além da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e o curso de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP), entre outros.
A iniciativa para a criação do Lab CS+X veio da preocupação em dar aos alunos uma experiência que remeta a problemas reais, com a realidade do campo que envolve a Computação. Os resultados encontrados pelo grupo não são artificiais, mas sim respondem a ensejos que percebidos no campo social. É por este motivo que o laboratório preza pela interdisciplinariedade: a Computação tem a capacidade de gerar aplicativos e projetos, mas quando interage com as outras áreas do conhecimento, consegue produzir produtos com uma maior aplicabilidade e usabilidade.
O Laboratório ainda preza pela ligação entre ensino, pesquisa e extensão dentro do Departamento. Os alunos de graduação que participam de programas de Iniciação Científica aplicam parte daquilo que têm contato em sala de aula nas pesquisas que começam a desenvolver. Da mesma forma, muitos dos discentes que ingressam em pesquisas de Mestrado e Doutorado são ex-alunos do Departamento que foram sensibilizados pela área da Computação Interdisciplinar durante as aulas da graduação.
Atualmente o Lab CS+X conta com a participação de três professores do DCC, Clodoveu Davis Jr., Gisele Lappa e Mirella Moro, além de quatro alunos de Doutorado, dez de Mestrado e quatro de Graduação. Os projetos desenvolvidos neste momento lidam com o funcionamento das redes de transporte em grandes cidades e com o geodesign aplicado a intervenções em grandes projetos arquitetônicos. Ambas as linhas de atividade visam não apenas o desenvolvimento de ferramentas computacionais, mas também a aplicação delas na vida prática dos cidadãos.